quarta-feira, 6 de maio de 2015

Nome: Rafaela Lúcia dos Santos

Disciplina: Matemática

Tema da aula: Trabalhando a tabuada

Série: 3ª ano do ensino fundamental                                   

Objetivos Gerais:  
·        Compreender o processo de multiplicação e divisão, memorizando a tabuada de forma não convencional;

Objetivos específicos:  
·        Promover a interação entre os alunos;
·        Trabalhar a tabuada de forma lúdica através de jogos online e de brincadeiras;
·        Estabelecer a memorização da tabuada de forma bem descontraída e sem pressionar os alunos;
·        Promover o desenvolvimento do raciocínio e a concentração do aluno;
·        Estimular o interesse do aluno pela matemática;

Metodologia/Procedimentos de ensino:

1º passo - Conversar com os alunos sobre a multiplicação e a divisão, mostrando a eles que essas operações matemáticas fazem parte do nosso dia-a-dia. Coletando dos alunos quais são os seus conhecimentos sobre o assunto

2º passo – Passar para os alunos o vídeo “As Aventuras do Menino que Calculava: Tabuada - Quintal da Cultura”

3º passo – pedir aos alunos que formem duplas e em seguida distribuir uma tabuada para cada dupla. Juntos eles vão riscar todas que eles já sabem.

4º passo - Utilizando o Word cada dupla vai escrever apenas as tabuadas que eles ainda não memorizaram.

5º passo – Utilizando a internet as duplas vão acessar o jogo do Dino e brincar com as tabuadas que eles ainda não memorizaram

Recursos didáticos: Laboratório de informática com acesso a internet,
Data Show e Word

Avaliação:  A avaliação será feita durante a realização das atividades,  principalmente durante a elaboração da tabuada no Word e do jogo do Dino.  Essa avaliação será feita através da observação individual e coletiva.

Bibliografia:  http://www.escolagames.com.br/jogos/tabuadaDino/ acesso em 06/05/2015


quinta-feira, 9 de abril de 2015

Mais desafios

Não poderia deixar de contar aqui minha mais nova experiência. Muita coisa mudou em minha vida desde a criação deste blog. Mudei de cidade, fiz novos amigos, minha filha já está maior que eu e minha vida profissional teve que ser modificada.

Amo o jornalismo, mas infelizmente nos últimos anos pude perceber o quanto é difícil sobreviver somente com a renda que ele me proporciona e então comecei a atuar como professora em uma escola da cidade onde antes eu morava. Adorei a experiência, trabalhei com Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a partir  daquele momento senti que deveria fazer mais pela educação e por mim mesma. Terminei a minha pós em Docência do Ensino Superior que estava trancada e no meio do ano passado dei início ao curso de pedagogia.

Estou no segundo período e a partir de agora todas as minhas atividades e descobertas relacionadas ao curso serão colocadas aqui. É mais uma forma de compartilhar com você e mostrar que você pode mudar sem medo. Amo o jornalismo, nunca quero largar esta profissão, mas depois que descobri a pedagogia simplesmente percebi que posso mais. Agora encontrei formas de conciliar as minhas duas paixões e me considero muito feliz

Atividade utilizando o Power Point - Aluna Rafaela Santos

Atividade utilizando o Power Point
Tema: A água
Atividade a ser desenvolvida com alunos do 4º ano
1º passo – Levar para a sala de aula um tema que serviria de objeto de pesquisa. Neste caso o nosso tema é a importância da água. Nesta primeira aula o professor pode mostrar a importância da água através de filmes, charges que podem ser trabalhadas com interpretação, comentários e figuras sobre a presença da água no nosso corpo, enfim, discutir e despertar no aluno o interesse pelo assunto.
2º passo – Levar os alunos para o laboratório de informática e pedir a eles que pesquisem mais sobre a importância da água em nossas vidas, como economizar este bem tão precioso e quais são os estragos feitos pelos homens na natureza para fazer com falte este recurso necessário a nossa sobrevivência. Depois conversar com eles para saber o que eles descobriram.
3º passo – Dividir a turma em três grupos. Um para falar sobre a importância da água para nossa sobrevivência. Outro para explicar os modos de economizar e o outro para falar dos desperdícios e da falta de cuidado com a natureza que fazem diminuir este bem.
4º passo – Pedir para que esses alunos continuem a pesquisa, agora direcionados ao tema do seu grupo e pedir para que anotem os principais tópicos e seleciones figuras na internet. Auxiliando cada grupo na hora de salvar as fotos.
5º passo - Depois de tudo pesquisado e anotado. Chega a hora de mostrar a eles como colocar aquilo tudo no Power Point. Eles montam o trabalho com a ajuda do professor e depois cada grupo vai dividir com a turma tudo aquilo que aprendeu durante as pesquisas. A apresentação tem como base o material que eles mesmos colocaram no Power Point.