quarta-feira, 6 de maio de 2015

Nome: Rafaela Lúcia dos Santos

Disciplina: Matemática

Tema da aula: Trabalhando a tabuada

Série: 3ª ano do ensino fundamental                                   

Objetivos Gerais:  
·        Compreender o processo de multiplicação e divisão, memorizando a tabuada de forma não convencional;

Objetivos específicos:  
·        Promover a interação entre os alunos;
·        Trabalhar a tabuada de forma lúdica através de jogos online e de brincadeiras;
·        Estabelecer a memorização da tabuada de forma bem descontraída e sem pressionar os alunos;
·        Promover o desenvolvimento do raciocínio e a concentração do aluno;
·        Estimular o interesse do aluno pela matemática;

Metodologia/Procedimentos de ensino:

1º passo - Conversar com os alunos sobre a multiplicação e a divisão, mostrando a eles que essas operações matemáticas fazem parte do nosso dia-a-dia. Coletando dos alunos quais são os seus conhecimentos sobre o assunto

2º passo – Passar para os alunos o vídeo “As Aventuras do Menino que Calculava: Tabuada - Quintal da Cultura”

3º passo – pedir aos alunos que formem duplas e em seguida distribuir uma tabuada para cada dupla. Juntos eles vão riscar todas que eles já sabem.

4º passo - Utilizando o Word cada dupla vai escrever apenas as tabuadas que eles ainda não memorizaram.

5º passo – Utilizando a internet as duplas vão acessar o jogo do Dino e brincar com as tabuadas que eles ainda não memorizaram

Recursos didáticos: Laboratório de informática com acesso a internet,
Data Show e Word

Avaliação:  A avaliação será feita durante a realização das atividades,  principalmente durante a elaboração da tabuada no Word e do jogo do Dino.  Essa avaliação será feita através da observação individual e coletiva.

Bibliografia:  http://www.escolagames.com.br/jogos/tabuadaDino/ acesso em 06/05/2015


quinta-feira, 9 de abril de 2015

Mais desafios

Não poderia deixar de contar aqui minha mais nova experiência. Muita coisa mudou em minha vida desde a criação deste blog. Mudei de cidade, fiz novos amigos, minha filha já está maior que eu e minha vida profissional teve que ser modificada.

Amo o jornalismo, mas infelizmente nos últimos anos pude perceber o quanto é difícil sobreviver somente com a renda que ele me proporciona e então comecei a atuar como professora em uma escola da cidade onde antes eu morava. Adorei a experiência, trabalhei com Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a partir  daquele momento senti que deveria fazer mais pela educação e por mim mesma. Terminei a minha pós em Docência do Ensino Superior que estava trancada e no meio do ano passado dei início ao curso de pedagogia.

Estou no segundo período e a partir de agora todas as minhas atividades e descobertas relacionadas ao curso serão colocadas aqui. É mais uma forma de compartilhar com você e mostrar que você pode mudar sem medo. Amo o jornalismo, nunca quero largar esta profissão, mas depois que descobri a pedagogia simplesmente percebi que posso mais. Agora encontrei formas de conciliar as minhas duas paixões e me considero muito feliz

Atividade utilizando o Power Point - Aluna Rafaela Santos

Atividade utilizando o Power Point
Tema: A água
Atividade a ser desenvolvida com alunos do 4º ano
1º passo – Levar para a sala de aula um tema que serviria de objeto de pesquisa. Neste caso o nosso tema é a importância da água. Nesta primeira aula o professor pode mostrar a importância da água através de filmes, charges que podem ser trabalhadas com interpretação, comentários e figuras sobre a presença da água no nosso corpo, enfim, discutir e despertar no aluno o interesse pelo assunto.
2º passo – Levar os alunos para o laboratório de informática e pedir a eles que pesquisem mais sobre a importância da água em nossas vidas, como economizar este bem tão precioso e quais são os estragos feitos pelos homens na natureza para fazer com falte este recurso necessário a nossa sobrevivência. Depois conversar com eles para saber o que eles descobriram.
3º passo – Dividir a turma em três grupos. Um para falar sobre a importância da água para nossa sobrevivência. Outro para explicar os modos de economizar e o outro para falar dos desperdícios e da falta de cuidado com a natureza que fazem diminuir este bem.
4º passo – Pedir para que esses alunos continuem a pesquisa, agora direcionados ao tema do seu grupo e pedir para que anotem os principais tópicos e seleciones figuras na internet. Auxiliando cada grupo na hora de salvar as fotos.
5º passo - Depois de tudo pesquisado e anotado. Chega a hora de mostrar a eles como colocar aquilo tudo no Power Point. Eles montam o trabalho com a ajuda do professor e depois cada grupo vai dividir com a turma tudo aquilo que aprendeu durante as pesquisas. A apresentação tem como base o material que eles mesmos colocaram no Power Point.  

quinta-feira, 13 de maio de 2010

Polêmica X Coerência

Por: Rafaela Santos
A grande polêmica dessa semana no futebol é o anuncio do técnico Dunga sobre os 23 jogadores que irão à Copa de 2010, na África do Sul (e a lista dos sete suplentes). Alguns brasileiros aprovaram, outros criticaram bastante, mas é preciso ressaltar que isso sempre acontece, toda lista de jogadores convocados para ir a copa é sinônimo de polêmica, faz parte do cotidiano futebolístico do Brasil. Todos nós somos técnicos da seleção quando se trata de convocação.
Segundo o técnico a lista já estava fechada há sete dias. Mas ela foi feita em três anos e meio. Cada um teve sua oportunidade. Quem rendeu, ficou.
Quem sou eu pra falar que ele está certo ou errado, é preciso levar em consideração todo um trabalho, um histórico de erros e acertos nas outras Copas. Não estamos juntos com esses jogadores o tempo todo para saber como é o comportamento de cada um.
É comum querermos grandes nomes e jogadores do nosso time de coração na seleção. Só que nomes não vencem Copas, tem que ter raça, determinação e mais abrir mão de muita coisa para viver o futebol profissional. Uma Copa do Mundo é coisa séria, milhões são investidos, o mundo pára para acompanhar, o patriotismo fica em alta, e ai nada disso tem como mudar.
Nos como brasileiros temos que torcer, vibrar e principalmente confiar. Se esse foi o time escolhido, é com ele que vamos jogar.
Acho que agora não é mais o momento de criticar e sim de acreditar. O que a gente quer é ver o Brasil ser HEXA.

quinta-feira, 8 de abril de 2010



MAIS QUE SIMPLES MARIDO, UM GRANDE COMPANHEIRO! TE AMO

10 anos de casados.
Que amor!
Fofura da mamãe, te amo filha. Que deus continue te abençoando!

sábado, 25 de abril de 2009

Rafaela Santos

Olá, obrigada pela sua visita!