quinta-feira, 9 de abril de 2015

Mais desafios

Não poderia deixar de contar aqui minha mais nova experiência. Muita coisa mudou em minha vida desde a criação deste blog. Mudei de cidade, fiz novos amigos, minha filha já está maior que eu e minha vida profissional teve que ser modificada.

Amo o jornalismo, mas infelizmente nos últimos anos pude perceber o quanto é difícil sobreviver somente com a renda que ele me proporciona e então comecei a atuar como professora em uma escola da cidade onde antes eu morava. Adorei a experiência, trabalhei com Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a partir  daquele momento senti que deveria fazer mais pela educação e por mim mesma. Terminei a minha pós em Docência do Ensino Superior que estava trancada e no meio do ano passado dei início ao curso de pedagogia.

Estou no segundo período e a partir de agora todas as minhas atividades e descobertas relacionadas ao curso serão colocadas aqui. É mais uma forma de compartilhar com você e mostrar que você pode mudar sem medo. Amo o jornalismo, nunca quero largar esta profissão, mas depois que descobri a pedagogia simplesmente percebi que posso mais. Agora encontrei formas de conciliar as minhas duas paixões e me considero muito feliz

Atividade utilizando o Power Point - Aluna Rafaela Santos

Atividade utilizando o Power Point
Tema: A água
Atividade a ser desenvolvida com alunos do 4º ano
1º passo – Levar para a sala de aula um tema que serviria de objeto de pesquisa. Neste caso o nosso tema é a importância da água. Nesta primeira aula o professor pode mostrar a importância da água através de filmes, charges que podem ser trabalhadas com interpretação, comentários e figuras sobre a presença da água no nosso corpo, enfim, discutir e despertar no aluno o interesse pelo assunto.
2º passo – Levar os alunos para o laboratório de informática e pedir a eles que pesquisem mais sobre a importância da água em nossas vidas, como economizar este bem tão precioso e quais são os estragos feitos pelos homens na natureza para fazer com falte este recurso necessário a nossa sobrevivência. Depois conversar com eles para saber o que eles descobriram.
3º passo – Dividir a turma em três grupos. Um para falar sobre a importância da água para nossa sobrevivência. Outro para explicar os modos de economizar e o outro para falar dos desperdícios e da falta de cuidado com a natureza que fazem diminuir este bem.
4º passo – Pedir para que esses alunos continuem a pesquisa, agora direcionados ao tema do seu grupo e pedir para que anotem os principais tópicos e seleciones figuras na internet. Auxiliando cada grupo na hora de salvar as fotos.
5º passo - Depois de tudo pesquisado e anotado. Chega a hora de mostrar a eles como colocar aquilo tudo no Power Point. Eles montam o trabalho com a ajuda do professor e depois cada grupo vai dividir com a turma tudo aquilo que aprendeu durante as pesquisas. A apresentação tem como base o material que eles mesmos colocaram no Power Point.